A novidade foi anunciada durante o 6º encontro de coordenadores do PIBIC. O Painel dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica servirá como base de dados para divulgar resultados dos investimentos em Iniciação Cientifica.

No painel é possível encontrar diversos dados sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), o Programa de Iniciação Científica e Mestrado em Matemática/OBMEP e OBM (PIBICME) e o Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ).

São dados como: número de bolsas vigentes por programa (por instituição, unidade da federação e grande área), total de investimentos, quantidades de bolsas, de projetos de pesquisa e de pessoas, evolução histórica, entre outros.

Para Hernan Chaimovich, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o painel possibilita uma visibilidade maior dos resultados dos investimentos na Iniciação Cientifica e é um grande passo para mostrar o impacto das pesquisas na sociedade. “O CNPq sozinho não pode avançar, são os coordenadores de cada programa PIBIC e PIBIT, que tem a responsabilidade de ajudar a medir o impacto de um dos programas mais importantes de formação intelectual desse país”.

“Esse painel é extremamente rico e possibilita uma visão de cada um dos coordenadores do que está acontecendo no seu programa e o que está acontecendo no Brasil”. Finalizou Hernan.

O painel está acessível em: http://cnpq.br/painel-programas-institucionais-de-ict